-
Arquitetos: Iván Bravo Arquitectos
- Área: 100 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Marcos Zegers
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Aladino pode ser entendida como uma articulação entre duas arquiteturas: uma residencial e uma utilitária, uma contemporânea e uma rural, contraste e mimese. Ambas expressas em um único elemento monumental que pousa sobre a paisagem.
A casa fica em uma clareira entre as árvores, sobre uma estrutura de pilares que a levantam quase 1 metro do chão e permitem manter os cursos de água locais que correm para uma pequena lagoa em frente à fachada principal. A forma perfeitamente triangular contrasta com o entorno selvagem para enfatizar o natural e diferencia-lo do construído.
Seu programa divide, em exatamente duas metades, a recepção e um armazém de um parque residencial do sul do Chile, com a casa de quem cuida deste campo: Aladino.
A geometria da obra estabelece que todos os ambientes internos têm uma seção idêntica e que suas circulações acontecem da mesma maneira: através de uma série de portas centrais que passam de ponta a ponta por cada cômodo e, portanto, por todo o projeto. A inexistência de um corredor elimina qualquer hierarquia possível e revela cada canto da obra para quem circula.
No interior, os espaços se diferenciam uns dos outros por distintas combinações de uma paleta limitada de cores e texturas. Os materiais que compõem a construção são desmembrados um a um na extensão da casa - como se fosse uma dissecação - até que cada elemento, cada junta, cada detalhe seja revelado.
Do lado de fora, a obra é dividida entre a presença de uma cerca de trinta metros de comprimento e o silêncio de uma fachada neutra e monocromática, praticamente sem perfurações, lembrando os galpões de telhas originais da região.
O sistema estrutural utilizado é evidente dentro e fora da construção e consiste em um único elemento de madeira bruta e úmida modular e repetido a cada 60cm. Uma viga transversal a cada dois módulos define a escala de cada ambiente e a existência de mezaninos. A natureza irredutível deste sistema permite dispensar paredes e moldar o interior somente por meio de duas águas de telhado apoiadas uma na outra, alongando a altura da casa para dar espaço para o habitável.